sexta-feira, 7 de setembro de 2018


                                 - Porque não ser um exemplo de pai responsável?
 





- José exemplo de um pai obediente: Mateus 1.18-25
 - Uma da característica marcante que encontramos em José é a sua obediência a Deus,  encontramos em José um chamado de “justo” (Mateus 1.19). Com toda certeza José foi obediente à lei judaica quando levou Jesus para ser circuncidado ao oitavo dia (Lucas 2.22). Com certeza ele Não havia coabitado com sua noiva antes do casamento porque isso lhes tiraria toda sua honestidade de um judeu puro, José era da descendência de Judá. Somente depois do nascimento de Jesus é que José recebeu a Maria como sua legitima esposa (Mateus 1.25). Notamos que por um instante José foi tentado a deixar Maria (Mateus 1.19), mas sabemos que foi com as melhores intenções de livrar sua noiva de um castigo infame. Assim que recebeu a mensagem do anjo, ele obedeceu de imediato recebendo Maria como esposa e a criança como se fosse seu filho (Mateus 1.24). Até para colocar o nome da criança José teve que obedece e então colocou como mandou o anjo (Mateus 1.21 e 25). Chamando-o de Jesus. Desde os lugares onde morou com sua família, até que suas vidas foram em obediência sendo sempre na orientação de Deus (Mateus 2.13, 19,20).
Veja só, Quando o pai é obediente a Deus, os filhos são obedientes ao pai. Se o pai não obedecer a sua liderança, os filhos não saberão obedecê-lo.
Vivemos em dias em que Muitos pais sacrificam seus filhos por não ensinar a santa obediência, pois (I Samuel 15.22). “Obedecer é melhor que sacrificar” então é muito importante buscar em tudo, primeiro a vontade de Deus. como diz Paulo na carta aos (Romanos12.2). “Boa, agradável e perfeita vontade de Deus” todo pai sabe o que é melhor para o seu filho (Mateus 7.9-12) e precisa ensinar a seus filhos a ser obediente em tudo.
 - Encerro este texto dizendo que não sei como José faleceu, Mas historiadores acreditam que ele morreu antes mesmo de Jesus, portanto jesus agora passa a ser o responsável por sua mãe e seus irmãos até porque jesus era o primogênito. E na lei judaica da época quando o pai morria o filho, mas velho assumia toda responsabilidade da casa. E quando jesus estava na cruz mesmo antes de morrer Ele repassa a responsabilidade para João e sua mãe maria para um cuidar dos outros (João 19.26,27). Mas jesus deixou muito exemplos de sua vida e seus exemplos tem muito a nos ensinar, pois Ele viveu com um propósito de preparar seus filhos. Nós também não sabemos como será o fim de nossa vida e devemos viver sempre para Deus cada dia cada minuto da nossa vida por aqui, estando prontos para deixar nossos filhos preparados para a vida.
 Talvez Deus não tenha permitido aos homens o fim da história de José tão somente provar e para mostrar que a paternidade é uma 'história sem fim', mas que os pais eduquem seus filhos educando-os seus filhos para que Deus der continuidade ao projeto chamado família para eternamente.

Texto Reformado por: Moises Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário