quarta-feira, 19 de setembro de 2018


                                Perseveremos na sã doutrina da palavra de Deus.  
A sã doutrina é importante porque o final da doutrina sã e verdadeira é a vida. (1 Timóteo 4:16). "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" Por outro lado, o fim da doutrina é a destruição.
Judas 1:4. "Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor Jesus Cristo,
      Portanto Mudar a mensagem da graça de Deus é uma coisa perversa, e a condenação por tal ação é severa. Que aquele que pregar outro evangelho ("o qual não é outro") seja anátema= RELIGIÃO Sentença de maldição que expulsa da Igreja; excomunhão.
"proferiu-se por fim o a. contra o herege"
Ver gálatas 1:6-9 “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo”.
A sã doutrina : Efésios 4:14 adverte-nos "para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro"
Colossenses 2:7 nos exorta a ser "arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças"
I. A sã doutrina é construída sobre a palavra de Deus!
      II Timóteo 3:15-16. "e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" 
II. A sã doutrina magnifica a santidade de Deus!
Os serafins que voavam sobre o trono de Deus, clamavam, dizendo:
       Isaías 6:3. “E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória" .
      Salmo 145:17 ; “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras" .
III. A sã doutrina declara a depravação do homem!
Criado originalmente à imagem e semelhança de Deus, o pecado entrou na raça humana através da transgressão de Adão: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram" Romanos 5:12.
       Jeremias 17:9 :"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?".
      Gênesis 6:5. "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente" 
IV. A sã doutrina ensina de um céu e de um inferno literal!
Sobre o céu:
       (Leia: I Coríntios 2:9) está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
       João 14:2. “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar" 
Sobre o inferno:
      Mateus 25:41,46. "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos" 
      Mateus 25:41,46."E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".
V. A sã doutrina proclama a salvação pela graça!
     Efésios 2:8-9.  "Porque pela graça sois salvos, por s gentios, e eles à vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie" 
     (Romanos 3:23-24). Mas Deus nos ama e não quer nos condenar. Por isso, em Sua graça, Ele decidiu pagar o preço. Deus enviou Jesus, que não tinha nenhum pecado, para morrer em nosso lugar Na cruz, Jesus pagou o preço de todos os nossos pecados! Não precisamos mais pagar por eles.
Moises Ferreira.


sexta-feira, 7 de setembro de 2018


                                 - Porque não ser um exemplo de pai responsável?
 





- José exemplo de um pai obediente: Mateus 1.18-25
 - Uma da característica marcante que encontramos em José é a sua obediência a Deus,  encontramos em José um chamado de “justo” (Mateus 1.19). Com toda certeza José foi obediente à lei judaica quando levou Jesus para ser circuncidado ao oitavo dia (Lucas 2.22). Com certeza ele Não havia coabitado com sua noiva antes do casamento porque isso lhes tiraria toda sua honestidade de um judeu puro, José era da descendência de Judá. Somente depois do nascimento de Jesus é que José recebeu a Maria como sua legitima esposa (Mateus 1.25). Notamos que por um instante José foi tentado a deixar Maria (Mateus 1.19), mas sabemos que foi com as melhores intenções de livrar sua noiva de um castigo infame. Assim que recebeu a mensagem do anjo, ele obedeceu de imediato recebendo Maria como esposa e a criança como se fosse seu filho (Mateus 1.24). Até para colocar o nome da criança José teve que obedece e então colocou como mandou o anjo (Mateus 1.21 e 25). Chamando-o de Jesus. Desde os lugares onde morou com sua família, até que suas vidas foram em obediência sendo sempre na orientação de Deus (Mateus 2.13, 19,20).
Veja só, Quando o pai é obediente a Deus, os filhos são obedientes ao pai. Se o pai não obedecer a sua liderança, os filhos não saberão obedecê-lo.
Vivemos em dias em que Muitos pais sacrificam seus filhos por não ensinar a santa obediência, pois (I Samuel 15.22). “Obedecer é melhor que sacrificar” então é muito importante buscar em tudo, primeiro a vontade de Deus. como diz Paulo na carta aos (Romanos12.2). “Boa, agradável e perfeita vontade de Deus” todo pai sabe o que é melhor para o seu filho (Mateus 7.9-12) e precisa ensinar a seus filhos a ser obediente em tudo.
 - Encerro este texto dizendo que não sei como José faleceu, Mas historiadores acreditam que ele morreu antes mesmo de Jesus, portanto jesus agora passa a ser o responsável por sua mãe e seus irmãos até porque jesus era o primogênito. E na lei judaica da época quando o pai morria o filho, mas velho assumia toda responsabilidade da casa. E quando jesus estava na cruz mesmo antes de morrer Ele repassa a responsabilidade para João e sua mãe maria para um cuidar dos outros (João 19.26,27). Mas jesus deixou muito exemplos de sua vida e seus exemplos tem muito a nos ensinar, pois Ele viveu com um propósito de preparar seus filhos. Nós também não sabemos como será o fim de nossa vida e devemos viver sempre para Deus cada dia cada minuto da nossa vida por aqui, estando prontos para deixar nossos filhos preparados para a vida.
 Talvez Deus não tenha permitido aos homens o fim da história de José tão somente provar e para mostrar que a paternidade é uma 'história sem fim', mas que os pais eduquem seus filhos educando-os seus filhos para que Deus der continuidade ao projeto chamado família para eternamente.

Texto Reformado por: Moises Ferreira.