terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Moisés Ferreira pbfmoises@gmail.com


Quando nós obreiros estamos pregando a palavra do Senhor devemos tomar alguns cuidados. Detalhes que devem ser levados a sério e com certeza são a diferença entre a boa e má pregação.
Tais como:

1 - Oração: É o caminho da unção divina. Uma vida de constante oração é dever daquele que aceita o chamado para a obra de Deus. Aceite isso com o coração aberto, orar antes da pregação ou no momento de tribulação não é o bastante para o obreiro que deseja ser aprovado.

2 – Administração do tempo: O pregador deve administrar o tempo enquanto ministra a palavra de Deus. É necessário valorizar o tempo e não gastá-lo com: saudações, louvores e orações prolongadas.

3- Cuidado com as ilustrações:Usar outras histórias de exemplo é bom, entretanto devem ser pertinentes ao assunto, e o foco deve ser a palavra de Deus (a Bíblia) e não a outra história contada.

4 – Não desabafar: Cuidado o altar é lugar de adoração. O pregador deve edificar a igreja com a palavra de Deus; e nunca usá-la para seu próprio interesse e jamais para resolver problemas pessoais.

5 – Utilizar palavras simples:Não adianta estudar muito e utilizar expressões que não serão compreendidas pela igreja, ou seja, não adianta estudar demais e a igreja não compreender o que foi
dito. Neste caso a pregação foi inútil.

6 – Microfone: - Não precisa gritar, fale normalmente que o equipamento de som faz o resto; se a igreja não te ouve a culpa não é sua, é de quem manipula o equipamento de som.

Em relação ao microfone:

Não aperte: O microfone não vai fugir, apenas segure firme o bastante para não cair no chão.

Não bata: Para testar o microfone fale nele, bater irá danificá-lo. Pode não parecer, mas é um equipamento sensível.

Outros fatores gerais:

- Tranquilidade: um pregador nervoso pode pregar a mensagem errada.

- Sensibilidade: um pregador sensível tem melhor compreensão da palavra e do momento que a igreja vive.

- Equilíbrio: o pregador deve se sereno diante da igreja. Demonstrar alegria, raiva ou tristeza pode colocá-lo em descrédito. A mensagem deve tocar a igreja e não o pregador.

Em outras palavras: O palhaço do circo não ri da própria piada, pois o objetivo é que plateia se divirta e não o artista. Talvez a comparação seja fora do contexto igreja, mas o sentido é o mesmo.

Que nós obreiros a cima de tudo sejamos cheio de toda a plenitude de Deus e que tenhamos em nossa vida humildade para fazer a obra de Deus todos os dias de nossa vida. Para ganharmos muitas almas para o reino de Deus (1 Co 1: 10; Ef 3: 20).

A Obediência gera benção. At.5:29

Caixa de entrada
x

Moisés Ferreira pbfmoises@gmail.com



- A Bíblia é repleta de bênçãos sobre a vida daqueles que são obedientes (Deut. 28).
O que a Bíblia nos ensina é que devemos ser obedientes em tudo:  a Deus (At. 5:29),  a  nossos pais (Deutt.5:16),  a nossos pastores (Heb. 19:17), a  nossos patrões (Ef. 6:5) e às autoridades (Ro.13:1).  Com isso, precisamos entender que a obediência é um principio que jamais deve ser banido de nossas vidas e sim tomado como prioridade.

- A obediência abre as janelas do céu e a partir dela o milagre, a bênção e manifestação de Deus se torna real em nossas vidas. Porém, é preciso entender que esta obediência precisa ser reproduzida, ou seja, produzidas em nossas vidas e através dela na vida de outro.  Por quê?
- I) Quando a reproduzimos, geramos bênção e salvação –Olhando para Mateus 9:35-36, vemos que Jesus obedece ao desejo do coração de Deus e vem para salvar, libertar, curar pessoas. Ao olharmos a vida de Paulo, ele diz: “sejam meus imitadores como eu sou de Cristo”(I Co. 11:1). Olhando ainda para At. 19: 6, 11-13, vemos que a obediência de Jesus foi reproduzida na vida de Paulo e este queria que seus discípulos tivessem o mesmo. Precisamos ser obedientes e reproduzir esta obediência em nossos discípulos.

- II) Aquilo que semearmos, colheremos. –Em Gálatas 6:7b, vemos os dizeres de Paulo: “aquilo que se plantar colhe”. A segunda coisa que quero que entendamos é que há um princípio na Palavra de Deus de semeadura. “A semeadura é livre, porém a colheita é obrigatória”. Se formos obedientes, além de colhermos bênçãos em nós, estaremos reproduzindo nos nossos discípulos a obediência. Se há em nós um espírito de rebeldia e desobediência, estaremos reproduzindo neles estas mesmas características. O que você quer colher? Obediência? Então seja obediente.

- III) A obediência reproduzirá alegria – Em Hebreus 13:17, vemos a orientação para sermos obedientes a nossos pastores, pois eles cuidam de nossas vidas e um dia terão que prestar conta delas. Só que aqui há uma advertência: “não sermos a eles pesados”, obstáculo para o seu ministério, pois isso gerará: dores, angústias e sofrimento a eles. A orientação é que ao invés de agir assim deveríamos ser submissos, obedientes e úteis, pois isso geraria em seus corações alegria. O que você tem gerado no coração dos seus pastores, de seu guia, de seu líder? Alegria ou tristeza?

Conclusão: Lembre-se, fomos chamados para reproduzir as características e obras de Cristo em nós: amor, paz, salvação, libertação e entre outros a obediência. Temos sido assim? Temos feito isso? Isto trará benção em nossas vidas e na vida dos nossos irmãos.

Pr: Moses Ferreira.